#21 – Planejando 2016

21

 

É, 2016 começou.

Fogos de artifício marcaram a virada do ano. Com o novo ano, novos planos, novas perspectivas, novos problemas a enfrentar. Meus votos são no sentido de que sua energia, coragem e perseverança também se renovem.

Como sabemos, 2016 será um ano intenso.

Intenso porque, ao virar a folha do calendário (simbolicamente falando, pois pouco se tem sido usado o tradicional calendário de mesa, já substituído pelos smartfones, tablets e computadores em geral), como eu ia dizendo, ao virar a folha do calendário, não deixamos para trás os reflexos da crise econômica e social, nem os problemas na área do transporte urbano (especialmente o coletivo), da saúde (cujo descaso noticiado, nos grandes centros, nos atordoa como cidadãos), da educação, da falta de emprego, do comprometimento da Previdência Social, da Segurança Pública, entre tantos outros. Estes problemas tem preocupante continuidade, alguns deles, inclusive, agravados pelos seus efeitos cumulativos.

Porém, a vida não para e, como não poderia deixar de ser, novos fatos e eventos sociais evocam nossa participação ou, pelo menos, nossa atenção. Refiro-me, por exemplo, ao Carnaval que em breve terá início, marcando o mês de fevereiro, e fazendo com que muitos, equivocadamente, pensem que somente depois devemos ativar nossa funcionalidade plena. Passados alguns meses, em agosto ocorrerão os jogos olímpicos, especialmente no Rio de Janeiro, atraindo a visitação e o prestígio de pessoas de toda parte do mundo. Em setembro, imbuídos do que o espírito olímpico tem de melhor, sediaremos os jogos paraolímpicos, quando, por certo, serão ministradas lições e vivenciadas emoções que, com tamanha vitalidade, somente o esporte poderia proporcionar.

Bem, nosso ano será intenso também em razão das eleições municipais, que ocorrerão em outubro, cujo período de campanha terá início em agosto. Como marco histórico a ser comemorado, o Brasil completará 20 anos do voto eletrônico. Por falar em eleições, teremos eleições presidenciais em novembro nos Estados Unidos.

O mês de outubro, como de regra, contemplará mais uma festa tipicamente alemã, nossa Oktoberfest que, esperamos, seja plena de êxito e de alegria. Alegria que, para ser completa, pressupõe tranquilidade e segurança em relação a vários aspectos, mas gostaria de destacar as condições climáticas e fenômenos da natureza. Rogamos que as autoridades façam o possível para prevenir, ou, no mínimo, amenizar eventuais problemas que não possam ser superados (mas que não ocorram por falta de planejamento e gestão de risco, já que o avanço tecnológico tem permitido sua previsão).

E, quando menos imaginarmos, estaremos novamente enfeitando nossas casas e ruas com os símbolos do Natal, estes mesmos que muitos de nós ainda nem recolheu. Meus votos são de que a solidariedade tão ecoada na celebração natalina e a esperança pulverizada no comemorado réveillon nos acompanhem ao longo de todos os dias que virão. Coragem e garra, como brasileiros que somos, não nos faltam.

Programa exibido em 08 de janeiro de 2016.

Sobre quiteriaperes

Não há comentários

Seja o primeiro a comentar!

Deixe uma resposta

  • (ainda não está publicado)